quarta-feira, 10 de março de 2010

Experiência

Bom dia,

Depois de muito tempo sem postar, resolvi dar algumas informações sobre minha convivência com o Swift.
Já andei um bocado com ele e já estou me acostumando com o método de dirigir ele, um pouco diferente do meu ex-carro (Celta 1.6).

Rodei 2 tanques com ele na gasolina aditivada e a média é de 10,5 km/L à 10,8 km/L. Eu acho uma média boa, porém adoraria se fosse melhor.

O carro desenvolve muito bem, tem bom torque em baixa rotação para 1.3 16V que gira quase 8000 rpm.
O grande forte do carro é acima de 4500 rpm até 7500 rpm.

Andei lendo um pouco a respeito e as modificações que pretendo fazer nele é apenas o escape, manter o coletor original e toda tubulação depois dele em 2.25" (2" 1/4). A questão de usar um cano de escape consideravelmente grande para o motor é por manter o coletor original, que tem a forma de 4-2-1 (ou Tri-Y), assim mantenho a 'backpressure' e melhorando o fluxo consideravelmente, principalmente em alta rotação. Um dos fatores também é o custo, um coletor 4-1 lá fora (maioria das peças boas vem da Austrália) sai pela bagatela de R$950 + taxas. Enquanto um escape com abafadores legais eu vou gastar R$400.

Por falar em escape, o abafador intermediário que veio no carro estava furado e resolvi dar um jeito nisto.
Foi quando eu percebi que o escape é bem mal dimensionado. Após o coletor tem o catalisador, do catalisador sai um cano de 2" 1/4, no meio do carro tem uma junção para facilitar a manutenção e ele reduz para 1" 5/8 e vai até o final. Por isto que depois de estudar tanto, vou fazer apenas o escape em 2" 1/4 tudo novinho!

A suspensão do meu já é um pouco mais rígida que a original, porém o conforto é perfeito! Nada de barulhos internos de plástico batendo dos acabamentos internos. A reação dela na curva é excepcional, porém já li bastante a respeito e quando bem feito o serviço, principalmente de cambagem e alinhamento, tirando a substituição das barras estabilizadora por modelos mais grossos, o comportamento dinâmico do carro fica insuperável.

O calcanhar de Aquiles do Swift GTi é o câmbio, lá fora dizem que é o que da mais problema.
Tive alguns probleminhas bestas na parte elétrica, com a caixa de relê, porém já concertado. Mas considero que um carro de 17 anos com muita tecnologia merece uma revisão completa da parte elétrica e chicote.

Bom, os próximos passos que irei fazer é a troca do insulfilm, colocar um CD-Player que tenha entrada de USB e falantes de 4" e 4x7" da NAR, bi-xenon de 4300K e xenon de 3000K nos milhas e fazer o escape. Depois disso é só curtir o carro!

Vou postar novas fotos do Swift para que apreciem e também um artigo que fala do acerto de suspensão do carro.





Abraços

2 comentários:

  1. Muito Legal a Nova aquisiçao Black.. aposto que esse carrinho nas suas maos vai ser mais um Show..

    grande abraço.. e boa Evoluçao do Bichinho aew

    Cokee - CeltaClube

    ResponderExcluir
  2. Cara parabens, quero ver andando forte, nada de preparação pequena!

    O meu sai da oficina acho que amanha, vamos la, rumo aos 200cvs aspro!

    http://jdmvti.blogspot.com ou http://twitter.com/jdmvtieg6

    ResponderExcluir