Olá a todos,
Estou aqui começando um blog sobre um marco na minha história, a aquisição do meu Swift GTi 93'.
O carro já vem com uma história bem legal, não é qualquer carro e por isto veio a me servir muito bem.
Antes eu tinha um GM Celta 1.0 Flexpower com Engine Swap para 1.6; Rendia próximo dos 115 cv e 16 kgfm num carro com menos de 900 kg. Porém a oportunidade surgiu para adquirir um novo carro e por isto escolhi a dedos.
Primeiramente iria comprar um GM Corsa 96<2001 1.0 onde iria fazer o mesmo Engine Swap e desfrutar do carro com todos os Stage's terminados. Porém não achei nenhum ao meu gosto com os opcionais que gostaria (vidros elétricos, ar quente, desembaçador e limpador traseiro.
Como não achei nenhum Wind do jeito que queria, resolvi ir atrás dos GSi's que são completos e com motor 1.6 já. Mas por menos de 16 mil reais não achei nenhum em bom estado, então desisti.
Pensei num Subaru Impreza 1.8 4x4 93+, mas original este carro anda menos que o Celta 1.6.
Pensei também num Civic Si 1.6 Vtec, mas além do meu Celta 1.6 andar mais, o preço era acima do que podia pagar.
Então resolvi ir atrás de um carro leve com motor bom. A escolha foi o Suzuki Swift GTi 1.3, que tem 100 cv e pesa na casa dos 800 kg.
O primeiro carro que fui ver foi o decidido, depois de uma busca refinada.
O carro era de um senhor que zelava com carinho o carro, onde foi feito várias manutenções e modificações a bom gosto (a diante irei descrever o que foi feito no carro); Porém num dia em que treinava no autodromo de Interlagos, 20 minutos antes de acabar, parou no box passando mal e teve um infarto e veio a falecer. O filho dele não querendo, porém com a mãe 'obrigando-o', colocou o carro a venda, já que não era de uso diário de ninguém e não sendo necessário mais te-lo. Então eu fui o felizardo que comprou o veículo.
Falando um pouco do Swift GTi, ele veio com uma ótima manutenção em dia e modificações de bom gosto, como disse anteriormente.
O motor foi retificado, pois antigos donos não cuidaram bem do veículo e teve problemas com borras de óleo. Quando o carro foi encostado para fazer o cabeçote, pois os tuchos batiam, foi observado a necessidade da limpeza e retífica completa.
Tudo novo e trocado, inclusive os tuchos. O cabeçote recebeu preparação média na famosa Paulo Faria, onde os ângulos de válvulas e de sede foram modificados, foi realizado um polimento nos dutos e válvulas ligeiramente maiores. O fluxo melhorou 30% em relação ao original.
Um detalhe muito importante são as rodas TSW Volare 15" e os Pneus Yokohama S.Drive 195/50.
A embreagem foi trocada por nova. Os discos de freio dianteiro foram trocados por novos frisados e perfurados, junto com pastilhas novas. Os flexíveis do freio foram trocados por aeroquips. Os cabos de velas são da Magnecor Competition. O filtro de ar original foi trocado por um duplo-fluxo pequeno (pois nenhum maior que isto entra no espaço do original).
Detalhes como tampa de válvulas e suporte do sensor MAF foram pintados no mesmo tom vermelho do filtro de ar.
Um zelo do antigo proprietário, por causa que o carro era do litoral (Guarujá), foi trocar vários parafusos de ferro por parafusos de aço inox.
Bom, o próximo post será sobre as informações técnicas dele.
Aqui já basta para uma 'pequena' apresentação!
Abraços e comentários são bem vindos!
Ta lindo o carro Black.. Quinta eu quero ver ele hem.. Abraço. Menezes..
ResponderExcluirQue bom que você conseguiu né!! Você merece :)
ResponderExcluirE esse é o carro mais legal que você já teve!
Tá lindão... amei
ResponderExcluirhttp://www.zildacarmo.blogspot.com
Olá, meu nome é Passarini e eu sou o mais novo e feliz proprietário de um Swift GTI 1994, agradeço pelo seu blog pois percebi que vc notou que no Brasil não existe informações a respeito deste excelente carrinho, agradeço pela sua disposição em procurar e publicar matérias sobre este carro fabuloso que o brasileiro infelizmente não dá valor algum :(
ResponderExcluirAproveito e coloco-me a disposição para ajudá-lo no que for necessário, vi que está com problemas de vazamento de oleo, vai a dica, o meu Swift estava com vazamento nos retentores de comando e acredite se quiser, os do Gol (motor AP) servem, basta um pequeno trabalho no esmeril para eles caberem ;-)
Abraços e sucesso com o seu novo carrinho, poderiámos fazer um Fórum para este carro não?? hehe
Black , Fico feliz que goste tambem do suzukinho... eu tenho um GTI tambem.. 92/93 preto onix... confira no orkut nos posts da comunidade do celta clube tem fotos do meu suzuki lá...gostaria que me informasse o modelo do filtro esportivo que usou no seu.. e pq o seu sensor MAF esta virado com o sensor pra cima?
ResponderExcluiresse carro anda d+++++++ =D
É isto ai, vou ver se continuo atualizando ele sem parar! Bom, só pra constar em algum lugar, estou com a idéia de colocar o câmbio da vitara 1.6 (sidekick) no carro, pra encurtar as marchas! A relação é:
ResponderExcluir1ª 3.652
2ª 1.947
3ª 1.379
4ª 1.000
5ª 0.795
Ré 3.670
Dif.4.875
Mas vc não acha que o cambio do Swift já é curto o suficiente??
ResponderExcluireu ja acho o cambio do swift longo , porem se voce anda em baixa 3k de Rpm.. a economia é grande , ja fiz 12 na cidade com o meu
ResponderExcluirNossa, eu acho curto o câmbio do Swift, se bem que mais curto o carrinho deve virar um monstro em acelerações, hehehe.
ResponderExcluirAproveitando q o Kaio tocou no assunto do consumo, eu acho que o meu Swift está gastão na cidade, ele faz 10 km/lt. as vezes ele faz 10,60 km/lts., mas é dificil, e eu só troco as marchas com 2.000 rpms.
Qual o consumo do Swift de vcs ??
;-)
Bom , eu fiz 12 pela media.. mais é de vez em quando que rola isso.. pq o normal msm é 10km/l
ResponderExcluirsem mais.. alias... tem um suzuki no brasil com 200 hp correndo em arrancadas... aspro... rodando a 10 k RPM.. vou ver se pego as preparaçoes pra ver se rola fazermos tbm.. hehehe
até mais , e fique trankilo quando ao consumo a media é 10 km/l msm.. o maximo na cidade que consegui foi 12 o maximo.. na estrada eu ainda nao fiz media pq ainda nao viajei =X
Obrigado Kaio, poxa depois poste aqui sobre este Swift de 200 cvs, hehehe
ResponderExcluirAbraços
sim sim Passarini , vou falar com o Ricardo Namud , e perguntar oq ele fez , eu sei que tem NITRO hehehe coisa de 80 HP de nitro rs , chip ECU remapiado , coisa do tipo , vou ve se ele me passa detalhado , pq até meio do ano que vem , quero deixa meu suzy NOVINHO como um ZERO hehehe , ta na hora jah.. muito amassadinho de porta nas laterias , pintura começou a queimar , coisa normal de um carro 92 fazer , os adesivos originais estao descascando , porem vou fazer funilaria total nele.. refazer muita coisa acho que o motor tambem , ai vou começar a deixa-lo mais potente , começando pelo cabeçote rs.
ResponderExcluirmas fique no aguardo logo menos vou postar fotos do meu carro e as preparaçoes que o Ricardo fez
um abraço amigo!
Que monstrinho hein?? O swift merece todo o carinho do mundo, pena que no Brasil ele não tenha vingado viu, como é dificil peças para este carrinho, boa sorte na recuperação do seu e não esqueça as fotos, rsss. Abraços
ResponderExcluirSim sim , to com um problema e nao descubro o que é no meu swift =X ta me deixando loko jah
ResponderExcluirum baralho parece que é no cambio parecido ao choro do kiko (CHAVES) quando eu piso na embreagem tem hora que some , se eu deixo ele normal tem hora que nao faz barulho , porem eu ingato marcha e saio principalmente na primeira faz um baralho muito feio , vou tirar o cambio e ver se é algo dentor dele , acho que nao é pois ja fiz varios testes , ele ingata todas as marchas certinho , tem oleo e tudo mais.. porem o barulho continua , nao sei o que é realmente vou descubrir sabado rs
Poxa Kaio, ai é complicado, vc já trocou o oleo do câmbio?? A Suzuki recomenda trocar a cada 20.000 kms. tente trocá-lo, se não resolver vc vai ter que partir para as engrenagens :(
ResponderExcluirSim ,concordo , porém tenho medo de trocar e nao resolver ja tirei tempo no fds vou desmontar o cambio e vou sair a noite com o VTI de um amigo rs.
ResponderExcluiroutra coisa que anda me incomodando é a suspensao do meu suzuki , depois da batida que rolou na rotatoria que intortei a suspensao trazeira do lado direito , meu carro ficou estranho tipo nao sei oq pode ser... eu trokei as 4 balanças os 4 amortecedores , mandei disintortar uma cambagem trazeira , alinhei certinho balanciei..e meu carro continua seco..nao está macio eu passo em uma bacada ele bate seco , ai começa a bateria dentro do carro faz barulho nas portas por que estao cansadas e gastas , vou ter que trocar as buchas , meu tampao trazeiro faz um barulho chato , que dizer.. sao coisinhas que vai me chateando no suzuki e como eu estou usando ele de mais anda me deixando mais bravo ainda..
enfim vou aproveitar que vou rancar o cambio do carro.. e vou fazer tudo que tem pra fazer. porque isso no suzuki fica estressante rs.
outro barulho bateção de tucho ,estou usando oleo no motor 20w50 NAO USEMMMMMMMMMMMMMMMMMM
5w30 ou 5w40 algo assim..semi-sintetico ou sintetico..ai ele nao bate tucho!.
ENFIM.. TODOS ESSES PROBLEMAS MAIS NAO VENDO MEU SSGTI POR NADA...
o CARRO FORTE !
vou arrumar ele todinho e vou mostrar como vai fica =D
um abraço e desculpa ai por mandar um LIVRO hauahuah sobre meu suzuki. rs
outra duvida tbm..que filtro usar no suzuki FILTRO ESPORTIVO!...
Hehehe, texto longo nada, sobre o oleo vc está certo, eu coloquei 15W40 e meu carro começou a bater tucho, agora eu uso o 5W30 sintético.
ResponderExcluirReferente ao câmbio, acho que seria interessante vc trocar o oleo antes de arrancá-lo do lugar pois este carro tem que trocar oleo de cambio a cada 20.000 kms, coisa que eu duvido que alguem faça, não nego que pode ser tarde, mas as vezes não custa tentar ;-)
Sobre a suspensão, vc colocou peças de qualidade? O carro deu alinhamento certinho?? Bater seco é sinal de problemas de amortecedor, veja se eles estão ok ;)
A respeito dos barulhos internos, acho que é mal de Swift, o meu é um pouco barulhento tambem, ele faz barulho no tampão e nas travas de porta, acredita? rs.
Filtro Esportivo?? Eu só colocaria um K&N, mas pelo jeito no brasil vai ser mto dificil de encontrar :(
acredito sim passarini o meu tbm faz baralho nas travas da porta e é chato pra caramba , peças de qualidade sim... bom colokei amortecedores da PERFECT a uncia marca que achei pra comprar de imediato e como nao rodou mil km era pra estar em perfeito estado, alinhamento está dando certinho, vou verificar oq está ocorrendo desmonta e monta a suspenssao de novo e realinhar. e a respeito do cambio vou trocar o oleo e ver se para se nao parar vou tira-lo. hehehe um abraço
ResponderExcluiraceleração elevada quando ligo o swift, tem um problema tbm so que nao me incomoda porem nao sei oq pode ser tambem.
ResponderExcluirquando eu ligo o meu swift , parece um carro a alcool ele fica acelerado entre 3 mil rpm a 1 mil rpm , tipo quando ele esquenta fica certinho , mais quando eu saio com ele frio ou ligo ele acelera sozinho.. acho muito estranho
alguem tem noçao do que pode ser.. eu vim a pensar que pode ser o SENSOR DE TPS , so que onde achar um sensor desse , deve ser caro a bessa!. enfim.. isso nao incomoda no entanto mas como estou arrumando ele quero deixar esses detalhezinhos perfeitos.!
Kaio, o meu faz a mesma coisa qdo eu ligo pela manhã e já li em Fóruns por ai que isso é normal, sendo assim, nem esquente a cabeça ;)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUFA!... rs
ResponderExcluirainda nao parei meu carro =X
ResponderExcluiro kiko xora ainda no cambio troquei o oleo e continua
Que merda Kaio, então vc vai ter que abrí-lo :(
ResponderExcluirsim sim.. passarini viu o carro do black correndo no youtube jah? tem uns ford Ka FDP passa ele toda hora hhehehehehehehe o black precisa coloca um chip pra ele corta a mais giro ta anima as cinco partes animal msm!
ResponderExcluirhehehe so loko pra correr com o meu bixinho
Evento: VI Track Day NDA
Carro: Suzuki Swift GTi
Modificações:
- Filtro Cônico
- Meio escape com catalizador e sem abafadores
- Cabeçote com fluxo
- Suspensão Fenix Fixa
- Pneus Slicks 185/565-15
Tempos (marcação a partir da linha da entrada dos boxes):
1. 2m21s04
2. 2m25s82 (tirei o pé na reta dos boxes)
3. 2m29s57 (tirei o pé no final para entrar nos boxes e para ser ultrapassado)
Black voce devia ter tirado o catalizador , daria um Up na minha opiniao , mais gostei de ver.. o seu ta originalzerrimo , o meu ja tem umas modificaçoes rs vou postar meu link do orkut pra voces verem meu gti
e essa suspenssao FENIX FIXA? oq seria?
ResponderExcluirBlack meus parabens que Swift LINDO!... =D
ResponderExcluirPoxa, e onde eu posso ver isso?? rs ;-)
ResponderExcluirvou postar os links hj a noite pra voce , as fotos do seu suzuki so sabado rs e os videos eu postarei o link
ResponderExcluirDiaria do BORDO , hoje dirigi um VTI e plenamente senti meu GTI meio ou bastante xoxo perto daquele VTEC abrindo! to alucinado adorei!
ResponderExcluirHonda civic VTI = CAPETA
gostei do estilao do carro nota 10!
so que ainda no mode de dirigir prefiro o GTI mais estreitinho e mais agil!
http://www.youtube.com/watch?v=8iP_Lu1SU7o
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=iDddCs94Ccc
http://www.youtube.com/watch?v=4gZWPKBmZHw
http://www.youtube.com/watch?v=UHEtYxrlINw
http://www.youtube.com/watch?v=UjQQqKmt82A
links do TRACK DAY - SSGTI DO BLACK.. ESSE BRANQUINHO DO BLOG RS
Valeu pelos links Kaio, mto show mesmo :)
ResponderExcluirSobre o Civic de fato é um demonio sobre rodas, mas a dirigibilidade, de fato o do Swift assemelha-se a de um carro de corridas :)
Valeu pelos links :)
3step , onde consigo pro swift gti ??
ResponderExcluire como funciona esse sistema?
ResponderExcluirEu não entendo mto de 3step, mas até onde eu sei ele é um programador de booster para carros turbinados, então para o Swift aspirado não tem função :(
ResponderExcluirouvi falar que é usado em arrancadas , tipo voce programa um certo RPM pra ele corta giro exemplo quero que corta a 4.500 Rpm
ResponderExcluirHummm pode ser que eu estou fazendo confusão então, o da ODG falam que é bom :)
ResponderExcluirpassarini , voce tem contato pra comprar aquelas rodas da speedline que vinha com os GTI 91 , sou loco naquela roda e nao acho pra comprar
ResponderExcluirPutz, mosca branca de oleos azuis e cabelos dourados :(
ResponderExcluirEsta é dificil hein?
cara , nao acho nem nessas lojas tops que tem aqui em Ribeirao preto
ResponderExcluiros caras fala que se eu der sorte , procurar em ferro velho! so que vai ser bem apimentado o valor dessas rodas rs
Mudando de assunto... SUZUKI SWIFT GTI VS CIVIC VTI do meu amigo... de primeira e segunda marcha inguli o vti rs.. por causa do lag que tem entre o VTEC essas coisas ele perde um pouco no arranque sendo que o gti ja sai abrindo desde o principio , levei ele de primeira e segunda rs dps eu so vi ele abrindo mais de 2 carros na minha frente rs , anda de mais esse civic!
Estas rodas são impossiveis de acharm infelzimente :(
ResponderExcluirSobre o VTI, é dificil comparar pois ele tem 160 cvs, mas mesmo assim vc percebeu que o Suzukinho dá um certo trabalho, hehehe :)
éé... e como dá cara hehehehe carrinho violencia rs
ResponderExcluireu tenho ssgti gostaria de fazer modificação do comando de valvula para melhorar o fluxo
ResponderExcluirOlá pessoal, eu tenho um ssgti aqui em recife, e o meu mecanico resolveu o problema de variação de rotação, trocou a magueira da flauta por um vavula de selenoide, ele agora trabalha certinho
ResponderExcluirvou deixar meu email para a gente trocar informação, adoro esse carro, michelcavalcanti@hotmail.com
ResponderExcluirOla amigos ,comprei um Suzuki Swift GTI 16 val.1.3 93//94 com um bucado de coisa para fazer era carro de praia ,,mais o principal motor e cambio esta bom. Estou contente com o carro,, Gostei do Blog ,,bem informativo e pessoal de bom humor Vou deixar meu e-mail porque alguém que tiver peças deste carro para vender por favor me comunique ,,ou saiba onde encontra-las Felisbino.vargas@gmail.com Desde já obrigado por tantas informações
ResponderExcluirFelisbino Jose Silveira Vargas
onde acho tucho do swift 1.0 3 cilindros
ResponderExcluirOla, estou com um swift gti 94 que na ponta da flauta do lado da bateria ta jorrando gasolina quando acelera, a borracha ali acabou, ai tapamos o buraco com solda niquel, sera q tem algum problema, ah, o alternador deu problema ai consertou, mas o soquete nao serve mais, entao nao liga a luz do painel, tem algum problema alem disso..vlw
ResponderExcluirPoderia me informar um email ou facebook para trocar ideia? Estou reformando um e gostaria de trocar experiências.
ResponderExcluirTenho um swift gti tbm 93...ele quando chega nos 2 mil giros ele corta a aceleração...sera que alguém podia me ajudar...oque pode ser..tenho whatsapp...(12) 991480339
ResponderExcluirOpa, to com um gti 94, tava fraco para subir morro, tipo um morro de 35 graus nao vai de segunda, so de primeira, se colocar segunda pede primeira, kyldera@bol.com.br, ah preciso trocar os amortecedores, quem souber quais sao compativeis, tamos ai..
ResponderExcluirOla amigos , tenho swift 94 que ta está com um probleminha no moto que nao estou conseguindo identificar , o problema é o seguinte quando acelero que o rpm passa de 4 ele começa a corta à aceleraçao . Fica como se vc estivesse dando aquelas aceleradas alguem ja teve esse probleminha ??
ResponderExcluirOla tudo bem, esse é o swift 1.0 3 cilindros, onde vc acha peças pra ele, tenho um igualzinho, estou procurando uma bucha de bandeja dianteira e nao estou encontrando, na suzukar não tem
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